quarta-feira, 28 de novembro de 2007

OPCÕES CULTURAIS

Lille tem a particularidade de ja ter sido escolhida como Capital Européia de Cultura em 2004. Como consequência e reflexo, possui uma rica programaçao cultural.

Ela passa por uma casa de shows onde ja tocaram bandas pops como Vive la Fête e que abriga diversos festivais musicais, a L' Aeroneuf; a Opera da cidade, palco de concertos de musica classica, espetaculos de dança e multimidias; o Palacio de Belas Artes, com acervo de pinturas, esculturas e outros objetos da antiguidade até o século XX; as Maisons Folies em diversos bairros, muito parecidas com os nossos Sescs e que abrigam exposições, conferências e cursos diversos; Lille 3000, que atualmente apresenta uma grande exposição do colecionador François Pinault, bastante divulgada em Paris; diversos teatros, como o Theatre du Nord; centros culturais das universidades publicas e privadas, bares com leitura de poemas e discussões e até os decadentes cabarets. A lista continua.

Entre os temas, muitos espetaculos multimidias, arte narrativa, exposições de posters do cinema cubano e de organizacões do terceiro setor na época da revolução (alias, a França tem uma cultura de arte de posters muito forte e os torna verdadeiros objetos decorativos), sobre tribos da Guiana Francesa, concertos de Beethoven e Mendelsohn, pop art, cinema arte ao lado do blockbuster, etc.

Muitos catalogos, distribuidos nos proprios estabelecimentos ou nas universidades, bares e outros pontos; ja mostram um ano da programação da casa, o que reflete sua extrema organização. Muitos são gratuitos, custam menos de 10 euros ou possuem tarifas reduzidas para menores de 25 e para quem comprar um pacote de espetaculos, maneira de fidelizar e impulsionar o visitante a conhecer outras formas de arte.

Nenhum comentário: