segunda-feira, 26 de novembro de 2007

ANGERS

Angers é a capital historica de Anjou, a decima sexta cidade francesa, que contém cerca de 156 mil habitantes e esta situada no departamento de Mairie-et-Loire.

A cidade é propicia ao comércio, pois se encontra no limite de três grandes regiões: a Armorique, a Bacia Parisiense e o Vale do Loire, na Maine, onde se unem três rivieras - Mayenne, Sarthe e Loir. Como grande parte do Vale do Loire, ela é repleta de castelos e ja foi considerada uma das principais vilas da realeza. Preserva um castelo no centro.

Seu grande Parque do Lago do Maine permite que seja uma das cidades com mais areas verdes do pais: 42 m2 por habitante. Como toda vila com rico patrimônio historico, preserva suas antigas casas e catedral, situadas em seu pequeno centro ao lado de lojas de marcas famosas e a onipresente Galerie Lafayette. Ha também diversas universidades e escolas de especialização, além de teatros, bares e galerias de arte.

E interessante observar uma cidade menor e mais rural da França. A impressão é de que o modo de vida e mesmo as casas sao mais tradicionais, organizados, com uma predileção pela decoração antiga que remeta ao campo.

Na cidade, são comuns os grandes almoços de domingo com a familia, onde se fica na mesa conversando e comendo por até quatro horas, passando pela tradicional tabua de queijos e os vinhos, um para cada tipo de acompanhamento - que podem ser quatro em um mesmo almoço.

Vinhos, alias, é uma das suas grandes forças econômomicas que a torna, como grande parte da região do Loire, uma das principais produtoras do pais. Sua especialidade é o vinho branco.

Nenhum comentário: