quarta-feira, 28 de novembro de 2007

CHARLES DE GAULLE

O coronel que foi o chefe da resistência contra a ocupaçao alemã durante a Segunda Guerra Mundial e fundador da 5° Republica em 1958, da qual foi seu primeiro presidente, nacionalizou a imprensa e a cultura, reformou a constituição e, atualmente, nomeia tudo, desde aeroportos a praças, além de ser tema de diversos monumentos por todo o pais. Além disso, aparece em citações na TV, nas aulas da universidade e conversas informais.

Ele também contribuiu para a Liberalização, ajudou a implantar um sistema de segurança social moderno e fez com que as mulheres conseguissem direito ao voto. Muitas vezes pareceu falar por todo pais, querendo sempre uma França independente. Teve papel importante também na Guerra da Algéria. Hoje, muitos criticos de outrora tentam resgatar suas ações e ele é considerado uma inspiração para muitos partidos de centro e esquerda.

De Gaulle, enfim, parece ser um tipo de heroi nacional para as gerações mais antigas e nasceu aqui, em Lille. No ano passado, a rede de TV France 2 fez uma pesquisa onde 80% dos franceses o elegeram como 'o maior francês de todos os tempos'.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Estabilizador e Nobreak, I hope you enjoy. The address is http://estabilizador-e-nobreak.blogspot.com. A hug.

Thaís disse...

mariliaaaaaaaaa!!!! Eu te achei no orkut, mas não consegui te adicionar, meu eu tenho quase certeza que estudamos juntas no Bela Bartok, éramos mto amigas, e vc mudou pro colégio penha de França, eu lembro, vc pirava em cavaleiros do zodíaco não pirava???? Nossa vc é uma das poucas pessoas que prestavam naquela escola, faz anos e anos que tento te achar, se puder me adiciona no msn thaisvolpa@hotmail.com!

bjoooo

PS: Amei o blog!!!!