segunda-feira, 26 de novembro de 2007

CASTELOS POR DENTRO

No Vale do Loire, ha castelos para todos os gostos. Visitei três deles, bem diferentes entre si.

O primeiro, o Castelo de Angers, foi quase inteiramente voltado para a defesa. Ele é rodeado por profundos jardins e esta situado no alto de uma região estratégica: montanhosa e ao lado do rio. Em seu interior, diversos jardins, plantações, tumbas e uma catedral que abriga uma exposição de gosto duvidoso inspirada na Idade Média, além de pequenas jaulas com animais exoticos que o antigo duque gostava de ter, como corujas e falcões. Cultura da época, animais são mantidos no lugar ainda hoje para satisfazer os olhares de turistas.

O que mais impressiona são suas diversas torres com buracos nas pedras para que os soldados pudessem atirar. Eles existem em toda a construção e o antigo soldado podia atirar deitado, no canto da parede ou somente colocar sua arma e descarrega-la no alto das torres. O espaço onde haviam habitantes se reduz a apenas uma pequena parte do castelo. O resto dele é feito somente para abrigar a sua pesada estrutura de defesa.

Ja no castelo atualmente habitado por uma familia em Montreuil-Bellay, antiga cidade medieval com pequenas ruas e diversas portas de entrada bem conservadas numa região rochosa, vi belos e enormes jardins exteriores e uma montagem dos antigos quartos e cômodos com moveis de época através de uma visita guiada. Caves, sala de estar e jantar, a cozinha com forno central e o quarto da antiga duquesa são alguns deles. Podemos também ver o porão com as antigas armas, as torres com os buracos para tiro, o poço exterior e uma porta que indica que ali estão as tumbas da familia de sangue azul.

O destaque são as estatuas medievais de monstros canibais e seres metade homens e metade bichos, situadas em cantos do teto de alguns cômodos e temas de uma exposição no local. Além delas, ha fotos da atual familia em alguns cômodos onde vemos uma tentativa de ostentar a vida de outrora, além de habitar em um antigo castelo, até nas vestimentas e na importância do nome familiar. Em parte do jardim não sao permitidas visitas por ordem da familia. No final do percurso, degustação e venda de vinhos. Antes, uma inusitada abertura de um bau com moedas de chocolate para as crianças, além de uma estatua de cavalo em tamanho real na escada para dizer que os antigos moradores adoravam andar nela com o animal para passar o tempo.

O ultimo, o Castelo d' Azay-le-Rideau, é um exemplar da renascença francesa e um dos mais interessantes. A simetria de fachadas, construidas em três épocas diferentes, é uma de suas principais caracteristicas. Rodeado por um grande parque, contém uma passagem subterrânea para defesa dos moradores situada ao nivel do rio que o contorna. Dentro dele, podem ser vistas as famosas tapecerias que vemos em quase todos os castelos da época e uma impressionante bibilioteca e sala de jogos com milhares de antigos volumes conservados, escritos por grandes autores classicos, além de enciclopedias e arquivos e correspondências da propria familia.

Quando o castelo recebeu Luis XIII, criou um quarto especial para ele e sua esposa que é até hoje conservado. O mais interessante, além de observar os moveis da época, os conhecidos pinicos reais decorados e a antiga rotina, são as passagens entre o quarto da princesa e do principe, além da adaptação do quarto aos banheiros, redecorados por um marquês.

Nenhum comentário: