terça-feira, 13 de novembro de 2007

ESPANHA II

O tempo em ambas as cidades, Madrid e Burgos, é bem diferente do francês, pois é mais radical. De manha e a noite, ha muito vento e a temperatura cai para menos de 10° facilmente. Porém, a tarde, faz sol e é comum deixarmos todos os casacos de lado e andarmos somente com uma camiseta, se sentindo um pouco mais proximos do Brasil.

Mas sao os horarios da vida cotidiana que realmente impressionam. Em Burgos, o horario de trabalho começa um pouco mais tarde, em torno de 10h, e vai até 20h. O almoço acontece somente as 14h. Aos finais de semana, ele pode durar duas horas e apos, como os franceses, eles normalmente fazem a siesta. A tarde começa as 18h e vai noite adentro nao apenas para os boêmios, mas também para as familias. E comum vermos crianças em bares e pela rua com os pais a meia noite.

A noite espanhola, alias, é encantadora. Em apenas um dia pode-se entrar em cinco bares diferentes, pois nao se paga a entrada, apenas a consumaçao, como, alias, na maioria dos paises Europeus. Cada bar tem um estilo proprio e decoraçao conforme a musica ou estilo. Normalmente, nao ha cadeiras e ficam lotados. Mesmo no meio do frio gelado, é normal que os jovens espanhois fiquem na rua, mudando de bares ou conversando até cinco da manha. Ha meninas que, ao sair, usam minissaia com apenas uma meia fina e top por debaixo do casaco.

Para comer, a morcilla e o chorizo sao itens basicos e, como na França, ha muitos frutos do mar (a famosa paella) e batatas. Nada de tradiçoes com relaçao ao vinho. Aqui, o mais comum sao as cervejarias e os vinhos sao doces e tipo cidra e podem até serem misturados com coca cola. Nos bares de Madrid, pequenas porçoes de batatas e peixes sao gratuitas quando pedimos uma cerveja. O doce tradicional mais conhecido é certamente o churros com chocolate, vendidos até nas barracas de rua madrilenhas.

Com relaçao a cultura, os espanhois parecem prezar autores nacionais na literatura e na musica (o flamenco ainda é bastante popular). Ha também muitas produçoes espanholas e latinas nos cinemas que, alias, em Burgos, somente exibem filmes dublados. Na TV, o Big Brother é conhecido como aqui e também ha programas de auditorio que convidam estrelas e celebridades para jogar, como um que oferece prêmios em dinheiro para quem acertar questoes da época do primario. Nao ha ajuda de universitarios – sao as proprias crianças que podem ajudar. Ha até mesmo um Jo Soares espanhol com convidados bizarros.

Um comentário:

Bruno Sobrante disse...

aqui tá rolando um também, com o Silvio Santos. chama-se "Você sabe mais do que um aluno da 5 série?"