segunda-feira, 8 de outubro de 2007

PRAIA: ESPORTES E FRIO


Visitante das belas praias do litoral norte de São Paulo desde a minha infância, estava curiosa para conhecer o litoral de um pais frio como a França. Consegui ir até la no sabado.

A uma hora de Lille, na costa da região norte, se situa em Escalles o Cap Blanc-Nez, um cabo repleto de falésias e parte do Parque Nacional dos Cabos e Pântanos de Opale.

Ele contém praias mais urbanas, com beira mar repleta de restaurantes e bares, além de condominios com construções tipicas da região; e outras mais selvagens, onde existem as dunas de areias. No caminho entre elas, podemos ver grandes e sinistros bunkers utilizados na Segunda Guerra Mundial. Na estrada, ha tambem cemitérios de soldados das mais diversas nacionalidades.

Destaque para as pequenas casas de praia, personalizadas com desenhos e nomes proprios e um pouco maiores que banheiros publicos. Elas são alugadas para se guardar cadeiras e todos os apetrechos para utilização na margem do mar e também podem servir para proteger do frio.

No outono, a agua ja fica gelada e o vento é forte na longa extensão de areia ate o mar, salpicada por poças e pequenos rios onde gaivotas brancas nadam em grupo. Nao da para ficar com os pés no mar por muito tempo. Nele, e até mesmo na praia, ficam somente os praticantes de esportes nauticos, majoritariamente o kite surfing, com roupas de mergulho. O céu fica cheio de pipas coloridas e os admiradores do local se abrigam do vento em diversos espaços das dunas.

A culinaria tipica da região é, logicamente, frutos do mar. Os mais populares sao os moulins frites: mexilhões que vêm quase fechados em uma panela acompanhados por diversos molhos, que pode ser roquefort, de ervas, etc. Para comê-los, abrimos um por um e jogamos a casca em outra tigela. Uma porção de batatas fritas completa o prato.

Experimentei a cervoise, chopp com vinho branco e limão. A mistura exotica deu certo.

Nenhum comentário: