quinta-feira, 4 de outubro de 2007

METRÔ


O metrô aqui, para quem andou a vida toda na linha vermelha de São Paulo, é bem diferente.

Ok. Lille é uma cidade pequena se comparada à Paris e, seu metrô, ao contrario da primeira, é privado. Mas um transporte que é constituido por apenas um vagão do trem de São Paulo (dois em horarios de pico), no qual não ha catracas e compramos tiquetes no caixa eletrônico é impressionante.

Penso como seria no Brasil a implementação de um sistema cuja vistoria ocasional é feito pelos controladores, que em horarios indeterminados abordam quem descer as escadas e pedem para que lhes mostrem o bilhete. Se esqueceu uma vez, não ha problema. Eles apenas pedem para que não esqueca na proxima. Ja vi uma discussão com esses 'guardas'.

Você também pode comprar o tiquete mensal por 40 E (o unitario custa 1,25 E) e entrar e sair do metrô a hora e quantas vezes quiser, sem mostrar tiquete nenhum. Somente na primeira vez que o utiliza, como os unitarios, você o passa na catraca eletrônica, localizada ao lado das escadas e que barra a entrada, para que indique que você utilizou o bilhete e não engana ninguém.

Existem somente duas linhas, mas elas vão até cidades vizinhas. Todas as estações possuem portas que não permitem acesso à via e so são abertas automaticamente quando o metrô chega. Essa seguranca, nos trens, é diferente. As vias são abertas e outro dia li no jornal que uma menina foi morta por um porque desceu na via para pegar seu MP3.

A disposição de cadeiras também é muito mais confortavel. Sao três bancos juntos de cada lado, um de frente para o outro, e um espaço para ficar em pé entre eles. Assim, você não precisa ficar sentado e uma pessoa em pé bem na sua frente. E, nas laterais de cada um deles, bem ao lado da porta, ha uma pequena saliência, como um pequeno banco, para melhor acomodar a pessoa que se encostar nelas e fazer com que não sentem no braco de quem esta sentado.

Por aqui, o metrô tambem pode comportar uma verdadeira exposição de arte, como na estação do Palais Beaux Arts, o Museu Belas Artes da cidade: esculturas e quadros renascentistas enfeitam todo o local.

Um comentário:

Unknown disse...

ontem tinha um cara com elefantíase no trem...