quarta-feira, 3 de outubro de 2007

AHHHHH...CERVEJA


Eu estava crente que iria chegar aqui e beber muito vinho. Mas a cerveja também é muito popular: a Brahma esta por aqui, em uma embalagem long neck mais elegante. Ela fica ao lado da Heineken e Stella Artois e os franceses gostam.

Gostam até demais. Por aqui, é comum ver pessoas de todas as classes sociais bebendo chopp às dez horas da manhã. As loiras e morenas sao vendidas em todas as brasseries, uma mistura de café, bar e comida rapida melhor que um fast food, mas abaixo de um restaurante. Em toda esquina encontramos uma, duas, três...

E realmente diferente chegar em um bar e decidir entre cervejas belgas; alemãs e francesas, como Pelforth e Leffe. Algumas chegam a ter até 9% de alcool.

Falando sério, os franceses adoram alcool tanto que, como no Brasil, os jovens comecam a beber cada vez mais cedo, como diz hoje no jornal uma pesquisa da Academia de Medicina. Ela chegou à conclusão que 46% dos jovens declararam beber, ao menos em uma ocasião por mês, quatro copos de bebida. Sera que se compara ao Brasil?

Porém, o fenômeno, que começa a atingir jovens de ate 12 anos, ainda é menor do que em outros paises europeus. Nas meninas, ele é mais preocupante, pois preferem whisky e vodka à cerveja, a preferida dos homens franceses e brasileiros. Algumas coisas não mudam em todo o mundo.

Nenhum comentário: